Por que o domínio do inglês é tão importante no mundo corporativo?
15 de janeiro de 2024 14:01 Por Luciane Albuquerque - Consultora
Com o processo de globalização e os avanços da
tecnologia, as barreiras geográficas perderam grande parcela de sua relevância.
Isso fez com que as barreiras linguísticas passassem a ser aquelas que
precisavam ser ultrapassadas para que pudéssemos viver em um mundo cada vez
mais sinérgico e conectado.
Estima-se que, em 2021, existam aproximadamente
1,35 bilhões de pessoas no mundo que têm o inglês como língua nativa ou segunda
língua, seguido do mandarim, com cerca de 1,12 bilhões de falantes (Statista,
2021). Nesse contexto, empresas privadas têm buscado profissionais cada vez
mais capacitados, visando a adaptar-se às exigências da comunidade econômica
mundial. Portanto, ter colaboradores fluentes no inglês significa, na maioria
das vezes, ter maiores oportunidades de negócios.
Além de facilitar o networking e a
expansão de projetos, o conhecimento da língua inglesa possibilita o rápido
acesso a sites e publicações científicas estrangeiros, permitindo que o
profissional se mantenha constantemente atualizado. Outro ponto importante é a
possibilidade de estudar e se especializar no exterior, trazendo novos
conhecimentos e técnicas para o seu país de origem.
De acordo com uma pesquisa da Catho (2019),
profissionais que sabem falar inglês têm maiores chances de contratação e de
promoção. Outrossim, o domínio de um segundo idioma pode resultar em um aumento
do valor do salário em até 52%.
Segundo o Grupo Cia de Talentos, o teste de
Inglês está entre os cinco mais usados em processos seletivos de estágio e
trainee, sobretudo em
empresas onde a língua está presente na rotina de trabalho.
Ademais, com
a pandemia da COVID-19, muitos brasileiros ficaram desempregados e passaram a
buscar novas alternativas para se reinserir no mercado de trabalho. Assim, a
modalidade de home office internacional, que já era uma tendência, ampliou-se
diante das atuais circunstâncias. E, ao que tudo indica, trata-se de um formato
de trabalho que tende a crescer e implantar-se de maneira definitiva.
Por ser uma empresa essencialmente multidisciplinar
que também atua em projetos internacionais, realizando atividades que envolvem
relações internacionais e comércio exterior, a Brazilliant Mercado e Inovação
preza pela qualificação de seus consultores para que estejam aptos a solucionar
questões que exijam o domínio do inglês.
Logo, o conhecimento da língua inglesa, além de
ser um diferencial entre profissionais de um mesmo ramo de atuação, pode ser um
fator determinante do seu futuro e do sucesso de seus negócios.
Jéssica Andrade
Fonte: Redação