Como podemos agregar mais valor nos projetos dos nossos clientes?
30 de novembro de -0001 00:00 Por
No mundo acirrado de negócios hoje se
você quer ser relevante e competitivo tem que agregar mais e mais valor para
seus clientes. Com isso em mente, a seguir temos algumas dicas para ajudar
nesse sentido:
1. Deixar eles falarem tudo que têm a
dizer;
2. Escutar e não simplesmente ouvir o
que eles têm para dizer – tentando fazer isso sem fazer julgamentos baseados em
conhecimento e experiências prévias;
3. Analisar o que os clientes falam
para identificar necessidades que precisam ser atendidas;
4. Elaborar soluções para satisfazer as
necessidades dos clientes:
a. Se colocando na posição deles;
b. Quais são as viáveis soluções para
eles levando em consideração os recursos: financeiros, humanos e tempo disponível
dos clientes.
5. Apresentar plano de trabalho e
cronograma de atividades claros e precisos, operacionalizando as soluções
elaboradas.
6. Antes de pedir aprovação do plano e
cronograma por parte do cliente, esteja disposto a receber o feedback do
cliente e negociar opções que são justas e viáveis para os dois lados.
Assim que o projeto for aprovado e o
trabalho começar, explicitar as formas de comunicação disponíveis, e realizar
reuniões com o cliente detalhando o progresso do projeto de acordo com a
frequência combinada com ele. Essas reuniões devem incluir: uma reunião para
iniciar e uma para terminar o projeto, e em cada uma o cliente deve ter a
oportunidade de expressar o feedback dele. Esse feedback deve ser levado em
consideração sempre que for possível na execução do trabalho do projeto.
Gareth Butcher, Administrador, Consultor em Comércio
Exterior, Marketing e Planejamento Empresarial.
Fonte: Redação