Da Paraíba para o United Kingdom - A internacionalização de uma artesã através da Brami
30 de novembro de -0001 00:00 Por
No mundo globalizado a necessidade de
internacionalização de profissionais nas organizações é a base para a
sobrevivência no mercado. O processo de internacionalização não exige
participação ativa no comércio exterior, mas sim um planejamento e preparação
para atender as demandas do mercado como um todo, afinal as empresas atuais
competem com concorrentes locais, regionais e internacionais, de forma direta e
indireta. A internacionalização de uma empresa necessita investimento e
conhecimento de mercado, este segundo que pode ser adquirido através da ajuda
de uma empresa comercial exportadora. A empresa comercial exportadora ajuda com
alguns dos desafios enfrentados como o excesso de burocracia, a falta de
preparo dos órgãos e equipes responsáveis pela tramitação da documentação de
exportação, as barreiras alfandegárias, as diferentes taxas tributárias, as
dificuldades para conseguir linhas de créditos, as embalagens específicas,a
variação cambial, entre muitos outros.
Dentre os diversos projetos relacionados a
internacionalização que a Brazilliant Consultoria já realizou, nos próximos
parágrafos vamos detalhar um pouco de um projeto realizado para uma rede de restaurantes,
localizada no Reino Unido, onde atuamos como comercial exportadora.
A rede de restaurantes no Reino Unido queria
diferencial servindo seus pratos latino-americanos em panelas de barro e bases
feitos artesanalmente, mas que fossem duráveis, e contrataram assim, os
serviços da Brazilliant na área comercial exportadora, onde foram avaliados os
fornecedores, e enviadas amostras de produtos para aprovação. Depois da escolha
do fornecedor foi dado início o processo de preparação para a exportação das
panelas e bases de barro da artesã.
Até nesse momento, a artesã não tinha a experiência
de produção de suas peças em grande escala e com um nível tão elevado de
padronização e qualidade. O trabalho inicial da Brazilliant junto com a artesã
foi auxiliar na estruturação e gestão do seu ateliê. Com posse do pedido dos
itens de barro realizados pela rede de restaurantes Europeu, contendo a
quantidade de itens, especificações de cor e tamanho, e prazo de entrega, o
primeiro passo foi realizar o planejamento da produção e os testes de
qualidade.
Antes da produção das peças, houve um período de
testes de qualidade. Para isso, foi produzido um pequeno lote de peças
para verificar os padrões de cor, tamanho e durabilidade. Foi realizado apenas
alguns ajustes para a padronização das peças.
Após o período de testes de qualidade, foi
realizado o planejamento da produção, onde foi estabelecido metas semanais de
produção das panelas. Durante o planejamento, foi realizado alguns cálculos de
custos para tornar a produção mais eficiente e enxuta. A Brazilliant também
auxiliou na criação dos modelos das embalagens para as peças junto com uma
empresa parceira de embalagens. Os modelos foram fabricados de forma
personalizada, levando em consideração os tamanhos das peças e a sua
fragilidade.
Com a finalização da produção e embalagem das
peças, foi realizado todos os tramites legais para a exportação dos produtos e
o seu despacho, como o auxílio na elaboração de toda a documentação necessária
para a exportação: packing list, commercial invoice, nota fiscal, contratação
do transporte para exportação, seguros, etc. A Brazilliant ajudou também na
embalagem final, fiscalização e carregamento do contêiner pronto para
transporte.
A primeira exportação foi de apenas 300 itens, após
esse primeiro envio, o cliente solicitou o envio de uma quantidade maior de
itens a cada ano, onde organizamos junto a mesma os tramites para envio sempre
respeitando as características da produção artesanal, limites da estrutura da
artesã e sua equipe, mantendo assim a qualidade dos produtos a serem enviados
para o cliente. Com o crescimento anual das quantidades pedidos, o último
pedido envolveu a exportação de um container de 40 pés cheios com um pouco
menos de sete mil peças de barro feitas à mão e com destino as mesas dos mais
de 20 restaurantes da rede de restaurantes no Reino Unido.
Ao abrir as fronteiras para internacionalização, os
países se depararam com novos potenciais fornecedores e consumidores que buscam
sempre novos produtos que possam satisfazer as suas necessidades. No caso da
rede de restaurantes no Reino Unido, a busca de fornecedores no Brasil foi
possível através da contratação da comercial exportadora (Brazilliant) para
identificação, testes e desenvolvimento do fornecedor a longo prazo, para que assim
eles pudessem dar continuidade aos pedidos dos produtos artesanais para toda a
sua rede de restaurantes.
O fato dos profissionais da Brazilliant terem
experiência com o mercado e a cultura dos compradores, conhecimento amplo de
possíveis fornecedores no mercado local, além de conhecimentos e competências
desenvolvidos em cursos afins, facilitou o sucesso da transação ano após ano.
Assim, preparação para internacionalização e a decisão de se internacionalizar
é possível para toda organização desde que seja planejado e implementado dentre
dos recursos existentes e da realidade das partes envolvidas.
Consultores Brami - Gareth Butcher e Max
Santos
Fonte: Redação