Todos os artigos

Consultoria organizacional na pandemia: fatos e mitos

Consultoria organizacional na pandemia: fatos e mitos
A pandemia da COVID-19 trouxe uma série de transformações na nossa vida privada e na sociedade como um todo, o que se estendeu também às dinâmicas mercadológicas. Com isso, surgiram vários rumores acerca do impacto dessas mudanças e de sua influência na atuação profissional dos consultores. 

No entanto, a Brazilliant Mercado e Inovação, que está há 17 anos no mercado, teve a oportunidade de observar na prática o que, de fato, vem ocorrendo neste setor.  Você é capaz de distinguir o que é fato e o que é mito? Neste artigo, vamos desmistificar algumas dessas suposições frequentes. 

Houve um aumento na busca pelos serviços de consultoria na pandemia? FATO! Grande parte das empresas viu a pandemia como um momento propício para se reorganizar. Isso porque o aumento da disponibilidade dos empreendedores para se dedicar aos seus negócios no período de isolamento social fez com que eles passassem a prestar mais atenção nos seus processos e falhas, o que ocasionou um crescimento relevante da demanda por serviços de consultoria. 

O e-commerce é a melhor alternativa para todas as empresas no contexto da pandemia? Isso é MITO! A implantação de plataformas de e-commerce exige da empresa uma gestão de estoque bastante complexa e consolidada, o que não é aplicável em todos os casos. Por isso, existe a necessidade de elaboração de um plano de marketing estratégico para que se defina o melhor modelo de atendimento virtual para uma empresa de maneira individualizada, analisando-se caso a caso. 

Na pandemia, houve uma queda considerável na procura pelo serviço de pesquisa de mercado? MITO! Por incrível que pareça, muitas pessoas enxergaram o momento de crise como uma oportunidade para empreender e têm se preparado para investir de maneira inteligente, mesmo neste contexto adverso. Assim, ao contrário do que muitos possam imaginar, houve um crescimento da demanda de pesquisa de mercado.

Os projetos envolvendo processos internos foram os que mais cresceram na pandemia? FATO. Dentre os projetos mais procurados no âmbito da consultoria no período da pandemia, podemos mencionar os POPs - Procedimentos Operacionais Padrão. Também compõem essa lista de maior procura: planejamento estratégico; mapeamento de processos; desenvolvimento de manuais; treinamento de pessoal; e, marketing estratégico.

Portanto, não existe momento ruim para procurar ajuda profissional e reestruturar o seu negócio. Uma boa empresa de consultoria estará sempre preparada para analisar fatores internos e externos, e orientar seus clientes da melhor maneira possível, de acordo com as suas peculiaridades.

Jéssica Andrade
Trainee

Imagem: Freepik

Voltar