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Entendendo o Comportamento do Consumidor

Entendendo o Comportamento do Consumidor Muitas pessoas debatem sobre o consumidor e várias empresas acreditam que já sabem tudo sobre esta figura de vital importância para seus negócios. Contudo, faz-se necessário, de fato, compreender o real sentido que rege o comportamento do consumidor. 

Ao buscarmos embasamento teórico sobre o contexto, encontramos que o núcleo do sentido do comportamento está relacionado ao modo de agir do indivíduo perante uma determinada situação ou ambiente. Neste sentido, ao pensarmos no consumo de um determinado bem ou serviço, imediatamente somos levados ao processo de escolha entre as possíveis opções que possam vir a atender as nossas necessidades. Em seguida, participamos do processo de análise para verificar se nossas expectativas foram ou não superadas, o que, em caso positivo, nos dá a sensação de encantamento e fidelização. 

As grandes marcas, já consolidadas há décadas, permanecem fortes na mente de consumidores em meio a um mercado tão competitivo. Isso acontece porque tais empresas descobriram que estudar o comportamento do consumidor e seus estímulos são critérios assertivos para a criação de uma boa estratégia de marketing. Em outras palavras,a estratégia de marketing é um critério decisivo para que as organizações consigam selecionar o mercado-alvo e fornecer valores de produtos à medida em que avaliam o mercado em potencial. 

Para que isso aconteça, é essencial entender e realizar um levantamento acerca dos fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores, levando em consideração a natureza do comportamento, ou seja, as influências externas, incluindo-se a cultura e a subcultura, os elementos sociodemográficos, além dos grupos de referência familiar, bem como as atividades de marketing. Por outro lado, quanto às influências internas, são levados em consideração os fatores cognitivos, tais como: percepção, aprendizagem, memória, personalidades, ações, atitudes e razões. Todos esses elementos estão interligados com a autoimagem, com a maneira pela qual as pessoas vivem e, principalmente, com o que consomem, ou seja, o seu estilo de vida.

Para as empresas, a motivação e o envolvimento com o consumidor são determinantes para a correta tomada de decisão de compra destes. Assim, é imprescindível conhecer melhor o seu consumidor e tomar as suas decisões de marketing baseado naquilo que o consumidor está pensando ou sentindo. Desse modo, as ações conseguem chegar com mais eficiência aos públicos-alvo. 

Os consultores da Brazilliant Consultoria, têm know-how para auxiliar os empresários a conhecer melhor seu público-alvo e desenvolver estratégias de marketing que incrementarão seus negócios, visando não apenas atrair, mas sobretudo reter os consumidores e estimulá-los a repetir a experiência de consumo.    

Luciane Albuquerque
Consultora Sênior

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