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Da Paraíba para o United Kingdom - A internacionalização de uma artesã através da Brami

Da Paraíba para o United Kingdom - A internacionalização de uma artesã através da Brami No mundo globalizado a necessidade de internacionalização de profissionais nas organizações é a base para a sobrevivência no mercado. O processo de internacionalização não exige participação ativa no comércio exterior, mas sim um planejamento e preparação para atender as demandas do mercado como um todo, afinal as empresas atuais competem com concorrentes locais, regionais e internacionais, de forma direta e indireta. A internacionalização de uma empresa necessita investimento e conhecimento de mercado, este segundo que pode ser adquirido através da ajuda de uma empresa comercial exportadora. A empresa comercial exportadora ajuda com alguns dos desafios enfrentados como o excesso de burocracia, a falta de preparo dos órgãos e equipes responsáveis pela tramitação da documentação de exportação, as barreiras alfandegárias, as diferentes taxas tributárias, as dificuldades para conseguir linhas de créditos, as embalagens específicas,a variação cambial, entre muitos outros. 

Dentre os diversos projetos relacionados a internacionalização que a Brazilliant Consultoria já realizou, nos próximos parágrafos vamos detalhar um pouco de um projeto realizado para uma rede de restaurantes, localizada no Reino Unido, onde atuamos como comercial exportadora. 

A rede de restaurantes no Reino Unido queria diferencial servindo seus pratos latino-americanos em panelas de barro e bases feitos artesanalmente, mas que fossem duráveis, e contrataram assim, os serviços da Brazilliant na área comercial exportadora, onde foram avaliados os fornecedores, e enviadas amostras de produtos para aprovação. Depois da escolha do fornecedor foi dado início o processo de preparação para a exportação das panelas e bases de barro da artesã. 

Até nesse momento, a artesã não tinha a experiência de produção de suas peças em grande escala e com um nível tão elevado de padronização e qualidade. O trabalho inicial da Brazilliant junto com a artesã foi auxiliar na estruturação e gestão do seu ateliê. Com posse do pedido dos itens de barro realizados pela rede de restaurantes Europeu, contendo a quantidade de itens, especificações de cor e tamanho, e prazo de entrega, o primeiro passo foi realizar o planejamento da produção e os testes de qualidade. 

Antes da produção das peças, houve um período de testes de qualidade. Para isso, foi produzido um pequeno lote de peças para verificar os padrões de cor, tamanho e durabilidade. Foi realizado apenas alguns ajustes para a padronização das peças.

Após o período de testes de qualidade, foi realizado o planejamento da produção, onde foi estabelecido metas semanais de produção das panelas. Durante o planejamento, foi realizado alguns cálculos de custos para tornar a produção mais eficiente e enxuta. A Brazilliant também auxiliou na criação dos modelos das embalagens para as peças junto com uma empresa parceira de embalagens. Os modelos foram fabricados de forma personalizada, levando em consideração os tamanhos das peças e a sua fragilidade.

Com a finalização da produção e embalagem das peças, foi realizado todos os tramites legais para a exportação dos produtos e o seu despacho, como o auxílio na elaboração de toda a documentação necessária para a exportação: packing list, commercial invoice, nota fiscal, contratação do transporte para exportação, seguros, etc. A Brazilliant ajudou também na embalagem final, fiscalização e carregamento do contêiner pronto para transporte. 

A primeira exportação foi de apenas 300 itens, após esse primeiro envio, o cliente solicitou o envio de uma quantidade maior de itens a cada ano, onde organizamos junto a mesma os tramites para envio sempre respeitando as características da produção artesanal, limites da estrutura da artesã e sua equipe, mantendo assim a qualidade dos produtos a serem enviados para o cliente. Com o crescimento anual das quantidades pedidos, o último pedido envolveu a exportação de um container de 40 pés cheios com um pouco menos de sete mil peças de barro feitas à mão e com destino as mesas dos mais de 20 restaurantes da rede de restaurantes no Reino Unido. 

Ao abrir as fronteiras para internacionalização, os países se depararam com novos potenciais fornecedores e consumidores que buscam sempre novos produtos que possam satisfazer as suas necessidades. No caso da rede de restaurantes no Reino Unido, a busca de fornecedores no Brasil foi possível através da contratação da comercial exportadora (Brazilliant) para identificação, testes e desenvolvimento do fornecedor a longo prazo, para que assim eles pudessem dar continuidade aos pedidos dos produtos artesanais para toda a sua rede de restaurantes.

O fato dos profissionais da Brazilliant terem experiência com o mercado e a cultura dos compradores, conhecimento amplo de possíveis fornecedores no mercado local, além de conhecimentos e competências desenvolvidos em cursos afins, facilitou o sucesso da transação ano após ano. Assim, preparação para internacionalização e a decisão de se internacionalizar é possível para toda organização desde que seja planejado e implementado dentre dos recursos existentes e da realidade das partes envolvidas.

Consultores Brami - Gareth Butcher e Max Santos

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