Todos os artigos

Planejamento: a primeira etapa rumo ao alcance do sucesso

Planejamento: a primeira etapa rumo ao alcance do sucesso O planejamento pode ser compreendido enquanto um instrumento utilizado para definir os caminhos que devem ser perseguidos por aqueles que querem alcançar uma situação desejada através da implementação de determinadas estratégias, observando-se o relacionamento entre a empresa e seu ambiente externo, com o intuito de identificar as ameaças e oportunidades advindas desse ambiente e os reflexos na própria organização em função de seus pontos fortes e fracos. 

Em outras palavras, o ato de planejar significa, partindo de uma análise da situação atual, estabelecer um direcionamento para se construir, de maneira sistemática, o futuro para a empresa. Algumas das ações que você precisa praticar devem ser realizadas a fim de gerar frutos que só serão colhidos no amanhã e, portanto, o planejamento lhe ajuda a melhor identificá-las. 

Desta forma, o planejamento é feito a partir do estabelecendo objetivos e metas e da construção de ações necessárias para seu alcance. Além disso, o planejamento lhe auxilia a olhar para trás e perceber quais foram as ações mais adequadas ou não e o que a empresa pode aprender e deve fazer para se desenvolver hoje e no futuro. Sem saber para onde sua empresa está indo, você nunca saberá se está fazendo bons negócios. 

O planejamento é um processo que obedece às relações precisas de interdependência, as quais o caracterizam como um sistema, como um conjunto de partes (fases, processos) coordenadas entre si, de maneira a formarem um todo, um conjunto coerente e harmônico, visando o alcance de um objetivo final (resultado) determinado. Trata-se, portanto, de um processo cuja realização não é aleatória. 

De maneira prática, é possível se afirmar que o planejamento é um processo permanente e contínuo, que visa a correta tomada de decisões, pois costuma selecionar uma, entre várias alternativas de ação. Trata-se, ainda, de uma técnica de alocação de recursos, além de uma técnica de mudanças e inovações, pois sugere-se que deve ser feito pelos que serão envolvidos na ação.

Por conta destas características, o planejamento apresenta uma série de benefícios, tais como: agilidade nas decisões; melhoria na comunicação; aumento da capacidade de gerenciamento e tomada de decisões; promoção do envolvimento coletivo; indicação de direção única para todos; além da melhoria do relacionamento da instituição com seu ambiente interno e externo. 

Sendo assim, para que esta ferramenta possa ser implementada da melhor maneira possível, sugere-se que os seguintes passos sejam seguidos:·         
Passo 1: descreva a natureza do seu negócio; ·         
Passo 2: conheça o mercado e os seus concorrentes; ·         
Passo 3: defina os pontos de atenção. 

Conte com equipe da Brazilliant Consultoria para lhe auxiliar a elaborar um planejamento eficiente e eficaz, através de um diagnóstico preciso e definição de ideias e soluções inovadoras que, ao serem implementadas, lhe proporcionarão o alcance do sucesso da sua empresa. 

Profa. Dra. Luciane Albuquerque
Consultora Sênior

Voltar