Todos os artigos

A auditoria interna como ferramenta de prevenção de riscos no ambiente empresarial

A auditoria interna como ferramenta de prevenção de riscos no ambiente empresarial O surgimento de grandes organizações, o desenvolvimento dos negócios e a expansão dos mercados provocaram a necessidade do fortalecimento das estruturas empresariais internas,uma vez que, em tempos de maior competitividade, as perdas decorrentes de fraudes e ineficiências comprometem ainda mais o desempenho corporativo, tornando indispensável aelaboração e o cumprimento de estatutos, regimentos internos, normas e a delimitação de processos operacionais na organização. 

Nesse cenário impulsionado por grandes escândalos corporativos,a atividade de auditoria interna tem se tornado uma ferramenta de gestão importante nas organizações, atuando por meio da avaliação dos controles e dos riscos internos e consequentes recomendações de pontos de melhoria. 

Neste contexto de necessidade de melhorias gerenciais e operacionais, as organizações, face à complexidade e aos riscos inerentes ao negócio, têm adotado metodologias de fortalecimento de suas estruturas internas, na busca da eficiência e eficácia no controle dos processos. 

Segundo Odar e Chambers (2015), a auditoria interna tem sido percebida como sendo um processo de verificação de conformidade para oferecer garantias sobre o fluxo de informações, as ferramentas analíticas, a interpretação de informações ou o impacto de eventos do mercado sobre o modelo de negócio. 

Assim, não há mais novidade em se reconhecer o valor e a importância da auditoria interna, no entanto, comumente questiona-se acerca da utilização dessa ferramenta em empresas de pequeno e médio porte. Face aos questionamentos, as pesquisas científicas e os cases empresariais reafirmam que a auditoria interna tem contribuído para o fortalecimento dos controles internos, embora a resistência às mudanças e o desconhecimento da função da auditoria interna possam vir a dificultar a sua implantação.

O aspecto preventivo e minimizador dos riscos, promove benefícios em favor das empresas, inclusive trazendo maior robustez aos controles internos e consequentemente contribuindo para uma gestão mais segura e sólida. 

Marília Raulino Consultora
 (Texto adaptado de: Odar, M.; Chambers, A. 
 A new vision for internal audit.
 Managerial Auditing Journal, 30(1), pp. 34 – 55, 2015.)

Voltar