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É possível empreender sem um planejamento estratégico?

É possível empreender sem um planejamento estratégico?
Algumas pessoas acreditam que empreender é uma atividade simples que qualquer pessoa é capaz de desempenhar. Outras pensam se tratar de uma tarefa essencialmente instintiva, que requer habilidades e talentos inatos. A realidade é que a atividade empresarial requer conhecimentos técnicos e um denso estudo prévio, de modo a evitar eventuais frustrações e prejuízos.

Um dos fatores determinantes para o sucesso de um novo empreendimento, independentemente do seu tamanho e do número de pessoas envolvidas, é a realização de um planejamento estratégico. Para Philip Kotler, planejamento estratégico pode ser definido como o “processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. 

A partir desse enunciado, é possível extrair que a grande função desta ferramenta é orientar a organização para o alcance de suas metas, de acordo com os recursos dos quais dispõe, e para sua adaptação às mudanças ambientais internas e externas, proporcionando o seu crescimento e desenvolvimento constante.

Ainda segundo Kotler, o planejamento estratégico teria como base três pressupostos: o uso de um portfólio financeiro de investimento para fins de realocação do capital da empresa; a avaliação constante do potencial de lucro futuro, com a utilização de diferentes instrumentos de análise; e, a criação de estratégias para alcançar objetivos de longo prazo, em conformidade com a sua posição no mercado, as oportunidades existentes e os recursos disponíveis.

De maneira geral, o planejamento estratégico compreende cinco etapas fundamentais: diagnóstico; diretrizes organizacionais; metas e indicadores; plano de ação; e, controle e análise de resultados. 

1) Diagnóstico: fundado na análise dos ambientes interno e externo, mais especificamente por meio da análise SWOT, visa à compreensão do estado atual do mercado e a situação da empresa diante dele, considerando seus atributos positivos e negativos, bem como seu potencial de crescimento dentro deste contexto.

2) Fixação de diretrizes organizacionais: definição da missão, da visão e dos valores da empresa – a razão pela qual ela existe, aonde ela deseja chegar e os princípios que a norteiam – de modo a formar uma identidade que seja reconhecível pelo público.

3) Estabelecimento de metas e indicadores de sucesso: determina-se os objetivos almejados e os dados que servirão como base para mensurar os resultados, partindo-se de objetivos gerais, que envolvam toda a empresa, para objetivos específicos, destinados a setores determinados.

4) Formulação do plano de ação: definição e delegação das iniciativas que precisam ser tomadas para atingir as metas e objetivos estabelecidos, elencados por ordem de importância, por meio de um cronograma com prazos bem delineados, dando-se prioridade às ações mais significativas e que trarão resultados mais palpáveis.

5) Acompanhamento e análise dos resultados: realização de encontros periódicos para examinar os resultados alcançados, discutindo-se o que já aconteceu para entender melhor o que está por vir, de modo a monitorar os processos e garantir que se realizou tudo aquilo que foi planejamento, revisando-se e ajustando-se o plano de ação caso haja necessidade nesse sentido. 

Logo, trata-se de um mecanismo de orientação organizacional voltado para a tomada de decisões e distribuição de recursos. Contudo, o planejamento estratégico não consiste em uma técnica engessada, mas em um processo contínuo que precisa acompanhar as mudanças que ocorrem nos ambientes interno e externo, adaptando-se sempre que necessário.

                                                                                                                                                             Jéssica Andrade
                                                                                                                                                                         Trainee

Imagem: Freepik

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