Todos os artigos

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo A campanha do Setembro Amarelo foi lançada em 2014 por meio de uma associação entre o Centro de Valorização à Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), estendendo a conscientização do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre no dia 10 de setembro desde 2003.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. 90% dos suicídios poderia ser evitado com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

Em João Pessoa, proprietários de estabelecimentos localizados na Avenida Édson Ramalho, no bairro de Manaíra, estão com uma ação especial para chamar a atenção da população sobre a prevenção ao suicídio. os estabelecimentos sinalizaram a adesão à campanha colocando algum elemento, na cor amarela, em suas vitrines ou fachadas. Além disso, adesivos sobre a campanha também foram fixados nos estabelecimentos.

O objetivo é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira diversas vidas todos os anos. É um mês de para conversar com mais força sobre o assunto, apoiar as pessoas que estão sofrendo com pensamentos suicidas, mostrar que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.


Voltar