Todos os artigos

Controle financeiro: o desafio constante das empresas brasileiras

Controle financeiro: o desafio constante das empresas brasileiras Comumente o insucesso das empresas é atribuído às crises econômicas enfrentadas pelo país, no entanto, face aos fatores externos,os fatores internos, por sua vez, possuem extrema importância contributiva para a descontinuidade empresarial.

Dentre os fatores internos, as decisões que envolvem o controle financeiro configuram-se como os desafios constantes das empresas brasileiras. Acerca desse controle, Agyei-Mensah (2016) afirma que ele é efetuado por uma organização e projetado para dar uma garantia razoável da realização dos seus objetivos. Dessa forma, considera-se que as empresas operam em um ambiente de riscos, onde as falhas internas repercutem diretamente na capacidade de arcarem com as obrigações perante os seus stakeholders.

Portanto, a condução do controle financeiro é de responsabilidade da gestão da empresa, considerando que esta direciona seus esforços para assegurar que os objetivos sejam estabelecidos.Um sistema de controle financeiro pressupõe a definição de uma série de regras para assegurar a ineficiência da gestão dos recursos da organização, por essa razão, esse sistema de controle financeiro tem sido um importante mecanismo para o alcance dos objetivos da entidade,sobretudo, no que se refere à sua sobrevivência e manutenção de atividades. O desafio de estruturação de um sistema de controle financeiro é o fator que impulsiona às empresas a procurar especialistas no assunto.Quanto a este aspecto, conte com a expertise da Brazilliant.

Marília Raulino   
Consultora Sênior

Voltar