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Como podemos agregar mais valor nos projetos dos nossos clientes?

Como podemos agregar mais valor nos projetos dos nossos clientes?
No mundo acirrado de negócios hoje se você quer ser relevante e competitivo tem que agregar mais e mais valor para seus clientes. Com isso em mente, a seguir temos algumas dicas para ajudar nesse sentido: 
   
1. Deixar eles falarem tudo que têm a dizer;

2. Escutar e não simplesmente ouvir o que eles têm para dizer – tentando fazer isso sem fazer julgamentos baseados em conhecimento e experiências prévias;    

3. Analisar o que os clientes falam para identificar necessidades que precisam ser atendidas; 
   
4. Elaborar soluções para satisfazer as necessidades dos clientes:  
a. Se colocando na posição deles;  
b. Quais são as viáveis soluções para eles levando em consideração os recursos: financeiros, humanos e tempo disponível dos clientes.    

5. Apresentar plano de trabalho e cronograma de atividades claros e precisos, operacionalizando as soluções elaboradas.   

6. Antes de pedir aprovação do plano e cronograma por parte do cliente, esteja disposto a receber o feedback do cliente e negociar opções que são justas e viáveis para os dois lados.

Assim que o projeto for aprovado e o trabalho começar, explicitar as formas de comunicação disponíveis, e realizar reuniões com o cliente detalhando o progresso do projeto de acordo com a frequência combinada com ele. Essas reuniões devem incluir: uma reunião para iniciar e uma para terminar o projeto, e em cada uma o cliente deve ter a oportunidade de expressar o feedback dele. Esse feedback deve ser levado em consideração sempre que for possível na execução do trabalho do projeto.

Gareth Butcher, Administrador, Consultor em Comércio Exterior, Marketing e Planejamento Empresarial. 

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